Descubra os 5 equipamentos de combate a incêndio mais usados

instalação de extintores

Descubra os 5 equipamentos de combate a incêndio mais usados

Conheça os 5 equipamentos de combate a incêndio mais usados ​​em apartamentos

1. Sistema de alarme de incêndio

É utilizado em locais com grande fluxo de pessoas e requer equipamentos que possam escapar com rapidez e segurança em caso de emergência.

Além de ser uma ferramenta para garantir a segurança do patrimônio e da vida, é também uma exigência para a emissão do Aviso de Fiscalização do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O uso de soluções como sistemas de alarme de incêndio pode evitar danos generalizados que são acionados quando o incêndio começa.

Vale lembrar que o síndico ou a autoridade designada pelo apartamento é responsável por buscar as soluções adequadas para garantir que o risco seja reduzido em caso de possíveis e imprevisíveis condições de incêndio.

Para tanto, deve buscar empresas credenciadas para auxiliar na elaboração de projetos com equipamentos de combate a incêndio que atendam às necessidades de sua localização predeterminada.

Edifícios pequenos podem escolher sistemas menores e mais simples, como os sistemas tradicionais. Em contraste, locais maiores requerem um sistema endereçável que possa localizar com mais precisão o ponto de incêndio.

Esses sistemas acionam a central de alarmes, que enviará um sinal aos envolvidos no acidente para medidas de evacuação e combate a incêndios.

Está procurando como fazer um projeto de combate de incêndio? Clique aqui para saber mais.

2. Detectores

O detector é fundamental para verificar a presença de fumaça ou calor no local onde o sistema de alarme é acionado.

Além de fáceis de instalar, esses equipamentos de combate a incêndio também são econômicos, pois permitem o acionamento específico de alarmes e ações de contenção prematuras, minimizando os riscos.

Embora não seja um dispositivo obrigatório, o uso de detectores pode fornecer uma ação rápida para evacuar e controlar o incêndio para evitar sua propagação.

Por esse motivo, além dos testes regulares para evitar a falsa ativação, o detector também deve ser mantido limpo e desobstruído.

3. Sirenes

Existem alarmes sonoros e visuais, avisos sonoros que podem ser ouvidos à distância, para avisar os residentes sobre um incêndio e evacuar o local a tempo.

Além disso, existem alarmes com luzes, que são amplamente utilizados em locais com residentes com deficiência auditiva para melhorar a acessibilidade e segurança dessas pessoas.

4. Luzes de emergência

São aparelhos de fácil instalação em apartamentos, baixo custo e maior segurança para os ocupantes.

Na falta de energia elétrica, devem permanecer em pleno funcionamento, pois em caso de incêndio o primeiro passo é interromper o fornecimento de energia.

5. Extintores de incêndio

Os extintores são os equipamentos de combate a incêndio mais conhecidos, são fáceis de instalar e muitas pessoas sabem manejá-los, o que proporciona comodidade em situações de emergência.

Além dos requisitos do AVCB, também são essenciais em apartamentos, por este motivo, o extintor de incêndio deve conter lacres apropriados e estar dentro do prazo de validade.

Além disso, é preciso atentar para a necessidade de cobrança anual para manter a disponibilidade do equipamento.

Cada vez que for recarregado, o selo mudará para a cor correta, pois cada substituição irá destruir o selo anterior e precisa ser substituído regularmente.

Nessa perspectiva, procure no mercado empresas de confiança para evitar dores de cabeça e problemas futuros.

Para saber mais sobre equipamentos de combate a incêndio

Ligue (11) 2724-5090 ou clique aqui e entre em contato conosco.

Leia também: Guia rápido: Instalação de equipamentos de combate a incêndio.

Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.